sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Breve guia para viajar com crianças

Viajar com crianças está se tornando cada vez mais acessível para qualquer famíliaGerenciar a documentação necessária ou cumprir o esquema de vacinação dos mais pequenos são algumas das principais preocupações quando viajamos, principalmente em viagens longas ou no exterior.

Cada vez mais somos pais que querem abrir o mundo aos nossos filhos, por isso queremos compartilhar com vocês algumas dicas de planejamento e prevenção na hora de organizar viagens com crianças e adolescentes.

Escolha destinos comuns e explique a viagem

É importante, dependendo da idade dos filhos, escolher destinos mais ou menos adaptados aos interesses dos menores . Além disso, também é muito importante que quando os filhos forem maiores, se sintam parte da escolha e se trata de um destino combinado e motivado. Desse modo, a viagem certamente será mais suportável e o número de "ainda falta muito?" e cansaço durante a viagem.🙂

Também é conveniente explicar a viagem antes de iniciar qualquer atividade. Desta forma vamos acentuar o interesse pela viagem. Além disso, uma das principais recomendações é que todos saibam para onde vão, as atividades que vão realizar e as regras da viagem. Isso ajuda a evitar surpresas ou imprevistos e é uma boa medida preventiva.

Documentação

Se o destino for nacional e os filhos tiverem menos de 14 anos , basta trazer o livro da família.

Se o destino for dentro da União Europeia ou em países terceiros, como Andorra, Liechtenstein, Croácia, Islândia, Mônaco, San Marino, Suíça, Noruega, Romênia ou Santa Sé, o viajante deverá transportar cada um individualmente e individualmente com o DNI e / ou passaporte.

Se o local for em outros destinos internacionais , o uso de passaporte será obrigatório. No entanto, mesmo que a companhia aérea permita o embarque, a polícia alfandegária pode exigir outros requisitos, por isso é aconselhável verificar com antecedência o destino em questão (visto, etc ...).

Caso o menor viaje sozinho ou em companhia de outras pessoas que não sejam os pais, necessitará - juntamente com a documentação anterior - de carta de autorização do responsável legal emitida na Delegacia, Posto da Guarda Civil, tribunal, notário ou Câmara Municipal .

Viajar com menores está sujeito a restrições específicas . A polícia de fronteira, tanto dentro como fora do espaço Schengen, tem um mandato específico para prestar atenção especial aos menores, estejam eles viajando com alguém ou não. O que nos leva ao próximo ponto.

Crianças viajando sozinhas ou com um dos pais solteiros

No caso de menores que viajam sozinhos , os agentes de fronteira têm competência para proceder a uma fiscalização minuciosa dos documentos e comprovativos de viagem, a fim de evitar que os menores saiam do território contra a vontade das pessoas que exercem a autoridade. custódia. Também é importante verificar com a companhia aérea as condições de menores viajando sozinhos (UMNR) já que cada companhia aérea tem suas próprias restrições a este respeito (idade a partir da qual podem viajar, voos sem escalas ou com número de X horas de escala, etc. ..)

Se os menores estiverem a viajar acompanhados , o agente de fronteira pode solicitar documentação que comprove a autoridade parental do (s) acompanhante (s) ou de quem assina a autorização de viagem do menor com outro adulto. Além disso, se o menor estiver acompanhado apenas por um dos pais, também pode ser solicitada autorização expressa ao pai ausente.

Recomenda-se, em geral, se o menor estiver viajando sozinho, acompanhado por um dos pais solteiros ou por terceiros, levar em consideração os seguintes pontos:

  • Traga consigo a autorização expressa, se for caso disso, dos pais, do pai ausente ou de quem legalmente exerce a autoridade parental .
  • Leve consigo documentos de viagem comuns (passaporte ou documento de identidade nacional, se aplicável).
  • Traga consigo a documentação que comprove a filiação e paternidade consoante o caso e o país de destino.

Identifique as crianças

Embora os viajantes adultos estejam sempre atentos aos mais pequenos, a qualquer momento pode ocorrer um erro e para isso uma pulseira de identificação, com o nome e o número de telefone ou contato dos pais ou responsáveis, é de grande ajudaPrincipalmente no exterior.

Também não custa rever regras fundamentais com as crianças, como não confiar em estranhos e se a qualquer momento se perderem peça ajuda a uma autoridade ou, se estiverem num edifício, dirija-se ao posto de informação mais próximo.

Sempre carregue um kit mínimo de primeiros socorros em mãos

Não é necessário transportar tudo, porque sempre haverá farmácia no destino de férias, mas é melhor estar seguro. Normalmente em locais frios é comum resfriados ou, se ao contrário, a viagem for em áreas tropicais, mosquitos são comuns, então um bom repelente infantil não é demais. Os emplastros que não esquecemos.😉

Adeus ao medo e desejo de desfrutar

Viajar com crianças é uma grande responsabilidade, mas também é importante que os viajantes relaxem e se divirtam.  É uma grande experiência e oportunidade para educá-los, desde ensiná-los a usar o mapa até compartilhar uma língua estrangeira e aprendê-la aos poucos e principalmente se acostumar com novas experiências e conhecer outras culturas.

Em qualquer caso, queremos que a desfrute, seja qual for o seu destino, tanto crianças como adultos. Viaje muito e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário