sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Mais reservas em Booking: Tudo o que você precisa saber.

Começarmos com o artigo, vamos fazer uma pequena pergunta que nos ajudará a nos colocar no contexto:

Nos últimos 3 anos, você já pensou em alugar ou sublocar sua casa ou um de seus quartos em uma página de reserva ou Airbnb?

A maioria sim prováveis, e se não fosse a sua própria casa, você provavelmente acha que para um membro da família ou amigo.

E é que, em poucos anos, o mundo da hospedagem turística vem crescendo exponencialmente.

Isso fez com que muitos “proprietários” entrassem no jogo de se tornarem “anfitriões”.

Como acaba acontecendo em todos os setores, o que originalmente era muito lucrativo para os primeiros que se arriscavam, logo se transformou em uma selva de empresas hiperprofissionalizadas e sistemas de trabalho quase automáticos.

Logicamente, isso acaba gerando uma competição extremamente elevada dentro do setor turístico, por isso é cada vez mais necessário (ou melhor, crítico) um esforço maior para ser localizado e escolhido pelos viajantes.

De acordo com o National Study of Vacation Rentals realizado pela HomeAway e pela Universidade de Salamanca, casas de turismo foram alugadas em mais de 29,2 milhões de viagens durante os últimos dois anos e seu uso aumentou em 32,7 %.

Diante disso, os proprietários de residências turísticas e hotéis têm percebido a importância de aliar-se à tecnologia, já que segundo o mesmo estudo, mais de 62% das pessoas que planejaram seu próximo destino, recorreram a sites especializados em hospedagem de férias para descubra onde visitar e onde ficar.

Portanto, para que você não fique de fora da competição, é importante não só estar presente nos diversos portais, mas também estar bem posicionado.

Tomando como referência para este artigo o maior portal de reservas do mundo, o Booking.com, vamos preparar um guia passo a passo que explicará tudo o que você deve fazer para conseguir mais reservas e ganhar mais dinheiro em Booking.

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Como fazer mais reservas em Booking: Primeiros passos, seu conteúdo básico

Para a análise deste artigo partimos do ponto em que já tens uma conta e os teus apartamentos registados, por isso este guia não explicará como registar o teu alojamento em Booking , mas a partir daqui, o que deverás fazer para obter mais reservas.

Portanto, e se já está registado e a trabalhar na Booking.com, então é hora de começar a trabalhar para que o seu alojamento turístico tenha mais reservas.

Talvez seja o seu caso pessoal ou já ouviu ou até conhece pessoas que tiveram uma experiência neutra com este portal, uma vez que não obtêm um aumento no número de reservas e por isso as suas expectativas não se concretizam.

O que pode acontecer?

Muitas vezes os detalhes mais simples falham, mas realmente são de grande importância.

A primeira, e básica, é ter 100% atualizado o arquivo do seu alojamento turístico.

O que isto significa?

Não se preocupe, vamos passo a passo.

O básico é ter os textos e as descrições dos seus anúncios otimizados , não muito longos e em que se destaquem as características mais distintivas e diferenciadoras do seu estabelecimento turístico.

Outro ponto importante é o conteúdo multimídia de qualidade : imagens nítidas, com boa luz, cor, ângulos que geram profundidade, são lisonjeiras para destacar o local e que são reais.

Nesta seção, é importante que você tenha em mente que não deve enviar as mesmas informações na página de reservas e no seu site.

Na verdade, recomendamos ter fotos diferentes em cada portal.

Quando isso acontecer, apenas uma das páginas aparecerá no mecanismo de busca do Google, enquanto as demais são removidas. A reserva, devido ao seu alto nível de conteúdo, será aquela que será priorizada.

Tanto no conteúdo multimídia quanto na descrição, é importante divulgar e destacar os serviços complementares . Por exemplo, se a acomodação estiver localizada em uma área tranquila e cercada pela natureza, informe seu hóspede potencial. Da mesma forma, sobre as atividades que podem ser realizadas, se possuem serviço de café, bar e muito mais. Esses detalhes vão te dar um plus.

É importante que você tenha diversos serviços que valorizem o seu estabelecimento turístico. Quanto mais enriquecido for o seu arquivo com informações úteis, sua hospedagem será muito mais atraente para quem deseja fazer uma reserva.

A imagem da sua marca é a chave para aumentar sua visibilidade no Booking

Agora pense.

Quando você vai visitar um lugar novo, no final você decide ir ou não com base nas recomendações de sua família, amigos, uma crítica que encontrou em algum lugar ou algo que viu e gostou muito.

O mesmo acontece com a sua acomodação.

Se há algo ainda mais valioso para os hóspedes no momento da reserva, são os comentários e opiniões que o seu estabelecimento turístico recebeu.

Portanto, é importante que você os gerencie corretamente e responda a cada um deles, a todos, sejam eles bons ou ruins. Gaste tempo com isso, é importante, faz parte da imagem da sua marca.

Além disso, eles podem ser muito úteis, uma vez que novas ideias para implementar ou melhorar um serviço podem surgir do que eles escrevem para você.

Por exemplo, talvez você tenha visto, quer comentários em seu arquivo ou de algum outro alojamento, comentários negativos sobre a falta de limpeza, um artefato em mau estado, impessoalidade (não há ninguém para fazer o check-in e só deixa o chaves em algum lugar fora de casa), eles não respondem a e-mails ou telefone e o mais importante, eles não especificam a área em que está localizado.

Claramente, quando isso acontece, suas chances de conseguir reservas são reduzidas, pois você não transmite confiança e paz de espírito. E ainda mais se você não responder às reclamações.

Lembre-se de que sua tarefa como anfitrião não termina no check-in, pense que você deve oferecer a eles uma experiência satisfatória para que deixem boas opiniões em seu arquivo e recomendem você.

Neste ponto é necessário que você tenha clareza sobre o grande peso da comunicação, pois é aqui que seu imóvel pode se diferenciar da concorrência.

Quando um hóspede solicita mais informações sobre algo específico ou deixa um comentário ou observação, espera receber uma resposta em pouco tempo.

A operação é simples, quanto mais detalhes você fornecer, mais reservas terá.

Neste ponto você pode estar balançando a cabeça ou já começou a questionar algumas coisas que você parou de fazer: acomodações bem-sucedidas são o resultado de uma boa administração por parte do anfitrião antes, durante e depois da reserva feita pelo hóspede e geralmente atendem ou superam as expectativas dos viajantes.

Como conseguir maior visibilidade no Booking?

Quando você se inscreve no Booking, você quer se destacar e se encontrar nas primeiras posições, embora não seja fácil, considerando que o Booking tem mais de 24.000.000 de acomodações em seu currículo.

Assim que tivermos otimizado totalmente nosso arquivo de acomodação, vamos nos aprofundar um pouco mais.

Para falar em visibilidade é preciso levar em conta um fator que talvez, a priori, não pudesse estar diretamente relacionado ao posicionamento em Booking: a disponibilidade do seu alojamento.

Por que nós te contamos?

Porque irá conhecer todo o tipo de viajantes, desde os que reservam com muita antecedência até aos que preferem improvisar.

De acordo com uma publicação da Booking.com , ao contrário dos viajantes nacionais, os clientes internacionais gastam 18% mais, reservam duas vezes com antecedência e as estadias são 40% mais longas.

Portanto, não se limite em datas de disponibilidade de carregamento, pois quanto mais disponibilidade você oferecer, maiores serão suas chances de ser visto por quem procura um lugar para se hospedar em determinada data, o que por sua vez aumenta sua possibilidade de obter mais reservas. .

O melhor é que comece a publicar o seu alojamento ou quartos com pelo menos um ano de antecedência, pois há clientes que preferem separar a sua estadia no Booking.com até 16 meses antes da viagem.

Racionalizar sua gestão, ao atingir um determinado nível, é fundamental para poder oferecer um ótimo produto

Quanto à disponibilidade, todos sabemos que quanto mais cresce o seu negócio de alojamento turístico, mais complicada se torna a sua gestão, não só porque tem mais unidades para gerir mas também porque há mais anúncios, em mais OTAs, mais hóspedes, mais de todo.

Por isso, no setor, uma vez atingido um determinado número de acomodações (geralmente a partir de 5), passa a ser comum o uso de Sistemas de Gestão Patrimonial, ou PMS, que ajudam a centralizar múltiplas tarefas em uma única plataforma.

Por que estamos falando dessa ferramenta digital?

Porque ter um PMS facilitará muito a gestão dos seus diferentes alojamentos turísticos, preços e, sobretudo, disponibilidades nas diferentes páginas da Internet onde os tem publicados, entre eles a reserva (obviamente).

Assim, já não terá de se deslocar de portal em portal criando anúncios ou alterando a disponibilidade sempre que houver uma nova reserva.

Através desta ferramenta você pode gerenciar seus canais de distribuição, seu próprio site e seu motor de reservas em uma única plataforma. Portanto, a disponibilidade do seu alojamento será atualizada automaticamente em cada uma das OTAS que você tenha anunciado. E acredite em nós, existem muitos .

Oque quer dizer?

Quando fizer uma nova reserva no seu alojamento, irá bloquear a data em questão nos restantes portais em que a mesma for publicada e evitará overbookings.

Assim, para você ser um hospedeiro mais eficaz, o mais importante é que você identifique o melhor PMS e contrate aquele que se adapta às suas necessidades para conseguir um gerenciamento muito mais amigável para você e você pode proporcionar uma melhor experiência concentrando suas energias em oferecer melhor serviços, o que se traduz em vendas mais elevadas.

Para lhe dar uma ideia melhor, estas são algumas das vantagens que pode obter com esta ferramenta digital:

  • Controle de igualdade de preços nos diferentes canais que publicou.
  • Poderá tomar decisões rapidamente tendo a possibilidade de comparar os preços da concorrência em tempo real.
  • Controle de estoque de suas acomodações na mesma plataforma, permitindo que você saiba como estão suas reservas.
  • Maior visibilidade e aproximação a um público internacional, o que se traduz em mais reservas.
  • Economizando tempo e esforço na atualização de preço e disponibilidade.

Muito importante: explore as ferramentas específicas do Booking.com

Explorando mais ferramentas dentro da própria Reserva, encontramos algumas opções muito interessantes.

Estamos a falar do BookingSuite , uma plataforma que lhe oferece um conjunto de ferramentas que o ajudarão a gerir e divulgar o seu imóvel de forma mais eficaz, o que se traduzirá numa melhor experiência para o seu hóspede (e numa maior qualidade de vida para si).

O que exatamente é isso sobre BookingSuite?

Nas próprias palavras da Booking, eles “cuidam da tecnologia enquanto você se dedica aos seus clientes, o que se traduz em uma melhor gestão para você”.

No momento, BookingSuite recomenda dois produtos. O primeiro, o Webdirect , permite criar um site com motor de reservas em poucos minutos e totalmente personalizável, ou seja, oferece páginas da web otimizadas para celular que permitem fazer reservas.

O segundo produto e no qual nos aprofundaremos um pouco mais, já que será muito útil para o objetivo que buscamos, é o RateIntelligence , uma ferramenta que compara preços e permite conhecer as informações precisas da demanda, para ajustar suas taxas de acordo.

Isso se traduz em economia de tempo ao procurar tarifas e torna mais fácil para você ajustá-las à sua acomodação.

Especificamente, RateIntelligence fornece a você:

  • Uma lista atualizada de eventos locais que podem influenciar a demanda para que você fique por dentro do que está acontecendo em sua cidade.
  • Dados de preços relevantes em seu grupo competitivo
  • Ele permite que você planeje a previsão de demanda do mercado com 360 dias de antecedência.

Outras ferramentas digitais de reserva para melhorar a visibilidade

Tal como acontece com BookingSuite, o gigante das reservas trabalha muito para oferecer todos os tipos de soluções para os problemas que os gerentes de hospedagem possam ter.

Nesse sentido, vamos agora falar sobre um conjunto específico de ferramentas de reserva que visam tornar a sua acomodação o mais atraente possível para o hóspede em potencial.

Tudo o que veremos abaixo, você o encontrará nas diferentes guias do painel de controle de reservas.

Obtenha um impulso extra de visibilidade

Esta é uma opção flexível, pois permite melhorar temporariamente sua visibilidade. Como se fosse uma campanha publicitária (bem, na verdade é).

Como funciona?

Através desta opção pode escolher, por exemplo, estar visível num grupo de viajantes que procuram alojamento para datas especiais como eventos locais, celebrações nacionais ou férias.

Mas não só funciona para a temporada de picos mais altos, como também ajuda em momentos de baixa demanda, além de atrair potenciais clientes por país, já que você pode segmentar suas opções para se destacar entre os viajantes de uma determinada região,

Você foi cancelado no último minuto?

Não se preocupe, o mais importante é disponibilizar novamente o seu alojamento e utilizar a ferramenta Visibilidade Extra para se posicionar entre os primeiros lugares e assim obter novas reservas.

Por ser uma ferramenta que ajuda você a melhorar sua visibilidade por um curto período de tempo, você pode desativar a opção assim que atingir seu objetivo.

Junte-se ao Programa Genius

Ao contrário da ferramenta anterior, o Genius está focado em fornecer uma solução de longo prazo, conecta você com os viajantes mais frequentes e é muito útil para obter mais reservas de forma mais rápida.

Ao fazer parte do programa, a sua acomodação ficará visível para um grupo seleto de clientes, “os viajantes mais frequentes”, aqueles que reservam com antecedência têm uma taxa de consumo superior.

Além disso, sua propriedade turística irá melhorar sua posição e visibilidade nos resultados de pesquisa.

Como se inscrever no programa Genius?

Para aderir é necessário ter pelo menos 5 comentários de clientes, ter nota mínima de 7,5, estar entre os 50% das acomodações com melhores resultados na sua área, ter uma conta ativa no Boking.com e cumprir os seus critérios de preços.

Programa de acomodação preferencial

Como o Genius, por pertencer a este programa este programa é ideal se pretende melhorar a visibilidade a longo prazo, além de cumprir uma série de requisitos para fazer parte dele.

Para começar, a adesão lhe dará mais visibilidade nos resultados da pesquisa e os clientes irão reconhecê-lo com um ícone de polegar para cima, indicando que sua propriedade é recomendada pelo Booking.com e tem um bom desempenho. Além de ser muito solicitado entre quem reserva.

Como mencionamos anteriormente, se você deseja se inscrever no programa é importante que verifique se cumpre os requisitos necessários.

Quais são?

Você deve estar posicionado entre os 30% das acomodações com melhor desempenho em sua área, ter nota mínima 7, ter baixo índice de cancelamentos, bom histórico de pagamentos, ter grande número de disponibilidades e boas tarifas no Booking.com.

Além disso, tenha uma taxa de conversão superior à média.

Alguma coisa mais

Realmente recomendamos que você passe algum tempo explorando todas as opções oferecidas pelo próprio painel de controle de Reservas, você pode encontrar desde certificados ecológicos que classificam sua acomodação como sustentável até ferramentas que permitem que você faça muito mais.

Existem várias opções para explorar em seu painel de controle a fim de melhorar sua visibilidade; na verdade, quanto mais você tiver concluído, melhor. Assim de simples.

Como destaque dentro do painel de controle, recomendamos que você explore a App Store, sem dúvida lá você encontrará múltiplas opções de empresas fora de Booking (mas que aceitou como parceira oficial ou recomendada) que irão te ajudar em tudo que diz respeito a sua negócio de alojamento turístico.

Aqui estão alguns exemplos disso e para que você pode usá-los:

Software que o ajudará a gerenciar preços

Para estar atento ao comportamento do setor e conhecer as tendências de demanda, é bom que você veja a tecnologia como sua grande aliada e tenha um software que lhe sirva de suporte no ajuste de taxas e na implementação de estratégias que melhore a sua acomodação turística.

Saiba mais sobre algumas das opções que você pode encontrar e podem ser adaptadas às suas necessidades:

BeyondPricing

Provavelmente a solução mais conhecida, popular não apenas por funcionar bem, mas por seu design intuitivo e fácil de usar. Recomendado.

PriceLabs

Ao oferecer uma solução inovadora de gestão de receitas, eles analisam o mercado em busca de tendências de oferta e demanda para automatizar preços, além de contar com um painel de indicadores de desempenho para identificar quais preços precisam ser atualizados.

HotelScienz :

Por meio de sua inovação em estratégias e gestão de receitas, fornece a você uma metodologia avançada para um melhor desempenho do seu imóvel turístico e estabelecimento de diárias.

Software Hotel Yield Management :

Através desta ferramenta você pode automatizar todas as tarefas de cálculo, maximizar sua receita de forma simples e criar estratégias de precificação para maximizar as vendas de forma inteligente.

Sistema de gerenciamento de receita IDeaS

Este software fornece uma visão geral dos seus dados através de preços, previsões e estratégias de otimização que permitem um maior controle da gestão do alojamento turístico. Por exemplo, ter informações mais claras e atualizadas permitirá que você determine uma melhor tarifa com base na data de chegada, tempo de permanência do hóspede, entre outros detalhes.

Reduzir cancelamentos

Em última análise, os cancelamentos podem ser uma dor de cabeça e, sem dúvida, existem muitas razões pelas quais isso pode acontecer. Para reduzi-los ao máximo é necessário que você leve em consideração alguns passos a seguir.

Comunicação acima de tudo

Um dos fatores mais importantes que devem estar presentes antes, durante e depois da reserva é a comunicação. Quando um cliente recebe uma resposta depois de um longo tempo ou sua pergunta nunca foi respondida, ele provavelmente terminará cancelando. Por isso é importante que você preste atenção às notificações que podem chegar até você e responda o mais rápido possível.

Ofereça diferentes métodos de pagamento

Se no momento da reserva os seus futuros hóspedes não virem nenhuma alternativa que se tenha acomodado para efectuar o pagamento, no final a reserva não será efectuada, sendo que nesta etapa é imprescindível que tudo seja o mais acessível e simples possível para minimizar o preço cancelamento.

Por ter diferentes métodos de pagamento como Alipay, PayPal e WeChat Pay, suas chances de atrair mais clientes internacionais aumentarão e as chances de cancelamento serão menores. Além disso, para que os viajantes tenham a alternativa de escolher, você pode dar a eles a opção de pagar online ou no alojamento.

Taxas não reembolsáveis

Certifique-se desde o início de ter uma tarifa básica não reembolsável que lhe dará tranquilidade, pois mesmo que cancele ou efetue uma modificação, você terá o rendimento assegurado, visto que efetuou o pagamento antecipado.

No entanto, tem seus prós e contras.

Ao escolher esta alternativa é possível que o número de reservas seja inferior. Lembre-se que existem todos os tipos de viajantes: aqueles que não vêem inconveniente em pagar antecipadamente se houver uma oferta que chame a atenção, como é o caso de quem prefere ter mais flexibilidade.

Portanto, é melhor que você tenha opções reembolsáveis ​​e não reembolsáveis.

Outras alternativas

Existem várias opções que você pode tentar para reduzir os cancelamentos. Além dos mencionados acima, você também pode optar por fazer upload de disponibilidade de última hora, por exemplo, uma vez que quem reserva ao longo do tempo tem menos probabilidade de cancelar.

Outro fator que você deve levar em consideração é que eles tendem a ser menos do que cancelam quando reservam para estadias mais curtas. Veja isso como uma oportunidade de aumentar a disponibilidade sem restrições de permanência mínima, já que é uma forma de atrair a atenção desse tipo de hóspede.

Atraia seus futuros convidados com novas estratégias

Se você precisa preencher seus quartos, é hora de criar estratégias que atraiam diferentes tipos de viajantes em diferentes épocas do ano.

Como fazer isso?

Neste caso, estamos a falar de fazer uma oferta à medida do seu alojamento.

Para tal, no painel de controlo de Reservas vá à secção "Promoções", onde encontrará várias opções para que possa escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e personalizá-la.

Que alternativas você encontrará?

A seção tem diferentes seções, entre as quais você verá:

Salas de última hora:

Ideal para captar a atenção dos clientes que procuram alojamento a curto prazo. Para isso, busca simplificar o processo de reserva.

Reserva antecipada:

Ao contrário do anterior, há quem seja muito cauteloso no planejamento de suas viagens e prefira fazê-lo com antecedência. Para eles, essa opção será atraente. Assim, por exemplo, para que a maior parte dos seus quartos ou alojamentos sejam reservados na época baixa, o melhor é oferecer bons descontos.

Noites grátis:

Esta opção pode ser oferecida, por exemplo, de acordo com o número mínimo de noites que os hóspedes devem reservar para obter a diária gratuita. Lembre-se que a promoção entra em vigor na última noite da sua estadia.

Acordo do dia:

Você pode oferecer um desconto por um tempo limitado, então você terá um limite de visibilidade.

Depois de escolher a opção que mais se adequa a você, é hora de selecionar quanto tempo deseja que a promoção dure, a partir do momento em que o hóspede pode iniciar a reserva, quanto tempo deve ficar para obter o desconto e a quais quartos ele será aplicado.

Além disso, você decide se deseja que a oferta seja pública. Ou seja, todos os que visitam a Booking.com podem vê-la, ou se, pelo contrário, pretende apenas que seja visível para os subscritores da newsletter e para quem tem uma conta Booking.com.

O que devemos manter?

No final das contas, o processo é como um grande círculo que deve ser fechado. Pois é, para obter um maior número de reservas não basta apenas publicar imagens atrativas do estabelecimento turístico (embora seja um dos detalhes que agregam pontos), são também necessários outros fatores que muito influenciam e que mencionamos anteriormente,

A experiência do viajante pode ser dividida em três partes:

Pré-estadia , onde poderá consultar o arquivo do seu alojamento, informações sobre o local, os serviços que oferece e os comentários dos hóspedes anteriores sobre a sua estadia.

Além disso, neste período, é muito importante construir canais de comunicação sólidos, pois geralmente os hóspedes terão dúvidas e você terá que organizar com eles (horário de check-in, serviços adicionais, etc.)

Durante a estadia , a comunicação com o cliente é de grande importância para estarmos atentos a qualquer preocupação ou inconveniente que possa surgir, por isso é imprescindível ter uma resposta rápida ao que solicitares. Além dos serviços que você pode desfrutar e informações sobre eventos ou atividades que você pode fazer na cidade.

A pós-estadia pode ser definida como o fecho que fecha o círculo.

O hóspede é o ponto central do seu negócio, e ele é o único que se encarregará de falar bem ou mal de você, não só entre sua família e amigos, mas também nas opiniões e comentários sobre o perfil. Lembre-se de que isso será visto em todo o mundo e afetará quando um novo cliente tentar fazer uma reserva.

Se utilizar a tecnologia para criar uma ligação e melhorar a satisfação dos seus hóspedes: socializar e mostrar eficiência na gestão através dos diferentes canais de alojamento, as suas taxas de conversão vão melhorar.

Por isso, tenha sempre em mente um serviço personalizado e de qualidade aliado ao bom uso de ferramentas tecnológicas como o Cohosting , que agilizam e melhoram a gestão do seu alojamento para que se destaque dos seus concorrentes.

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